Aperte o play: estão abertas as inscrições para o MaturiFest 2020!

Regiane Bochichi • 22 de junho de 2020

Participe do MaturiFest 2020 – Serão quatro dias de encontro com mais de 50 palestras que tratarão de temas como mudança de mindset, empreendedorismo e trabalho no futuro.


Um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais maduros é a conexão digital. E exatamente através dela que vai acontecer o MaturiFest 2020. Em uma versão totalmente on-line, evento contará com 24 horas de conteúdo, 12 salas de networking e mais de 50 palestrantes. Serão quatro dias, de 6 a 9 de julho, das 14h às 21h, de muito aprendizado, troca de conhecimento e contatos.


“No início da pandemia, sentimos, junto com a nossa comunidade, o preconceito em torno das pessoas mais maduras: piadas, memes, brincadeiras que escancararam o etarismo em todos os âmbitos”, explica Mórris Litvak, CEO da Maturi. “Foi inspirado nesse sentimento de apoio, acolhimento e responsabilidade que nos adaptamos à essa nova realidade e decidimos levar o nosso maior encontro para o formato digital.”


O MaturiFest nasceu em 2018, em um formato menor que se chamou MaturiDay. No ano passado, foram 3 dias de encontro com 500 participantes na Unibes Cultural e no Inovabra Habitat, na capital paulista. “Percebemos a importância de mostrar para os profissionais maduros que não estão sozinhos e que podem sim, continuar uma vida pós corporativa, de muito sucesso.


Empreender não é necessariamente investir dinheiro para montar um negócio, o mais importante é ter uma atitude empreendedora para qualquer coisa que decidir fazer”, afirma a head de marketing e eventos, Ana Thereza Magalhães Campos. “Foi por esse motivo que não quisemos cancelar o festival este ano por causa da pandemia, temos muito a falar, discutir e nos conectar.”


Serão quatro trilhas de conteúdos que passarão por temas como o trabalho do futuro, reinvenção profissional, transformação de carreira e vida, jornada do empreendedorismo maduro, trabalho autônomo, tecnologia, marketing e presença digital.


No primeiro dia (06/07), o tema será “O futuro não é mais como era antigamente”. O objetivo é preparar os maturis para o que tal “novo normal”, o que vem pela frente, o que já mudou e o que vai continuar se transformando no mundo do trabalho, no nosso corpo, cabeça e na importância de ter experiência de vida. A abertura será feita pelo expert mundial em envelhecimento, Alexandre Kalache. Ex-diretor da OMS, ele vai dissertar sobre a importância dos mais velhos nos períodos pós-crises. 


“O apoio moral dos idosos é fundamental para ajudar a sociedade em estado de emergência”, comenta no alto de seus 72 anos. “Somos mais resilientes e temos conhecimento para guiar nossos filhos e netos para sair do fundo do poço. Não podemos ficar à margem como estão nos colocando agora com o rótulo de grupo de risco”.


Em seguida, às 16h, Alexandre Pellaes, mestre em psicologia do trabalho, mostrará os resultados de suas pesquisas sobre o futuro e o significado de se manter ativo.


Para fechar a noite, haverá o painel “Escutando a voz da razão”, com as integrantes do  canal de vídeos “Avós da Razão”. Helena Wiechmann, 90 anos, Sonia Bonetti, 80 e a caçula, Gilda Bandeira de Mello, 76, responderão às perguntas dos maturis com muito bom humor e sabedoria como fazem, há um ano e meio, no YouTube.

No dia 07/07, a meta é chacoalhar o público com conversas sobre “Saindo da Zona de Conforto”. Neste dia, os palestrantes vão abordar a necessidade de um mindset positivo, as mudanças e reinvenções de carreira na maturidade e os motivos que leva uma pessoa a virar a chave.


Nomes como Ivan Moré, jornalista com mais de 20 anos de experiência comandando programas pela TV Globo que procura novos formatos de trabalho; o empreendedor e escritor, Geraldo Rufino, que de catador de latinhas se tornou dono da maior recicladora de caminhões da América Latina, a Diesel; o headhunter, sócio fundador da INNITI, conhecida por seu trabalho de busca para importantes cadeiras executivas do país e autor do livro “Anticarreira” e a fundadora da Future You, Sandra Chemin, diretamente da Nova Zelândia, entre outros, vão provocar uma reflexão profunda sobre a rota de vida que cada um escolheu. 


Na terceira tarde (08/07), é hora de tratar de “Projetos de vida, propósito e motivação dia”Quem abre os trabalhos é a antropóloga Mirian Goldenberg, que há cinco anos tem se dedicado a estudar e partilhar sua vida com os nonagenários.


Nas suas pesquisas, ela descobriu que para envelhecer bem, é fundamental ter um projeto de vida para que quando chegarem ao 90, 100 anos possam continuar se sentindo úteis, ativos e produtivos. “Precisamos combater o preconceito da sociedade que não percebe que essas pessoas têm uma alegria de viver, de contribuir, de realizar projetos, que muitos jovens não têm”, comenta.


“Se a gente não lutar contra a velhofobia desde agora, vamos viver em uma sociedade que os velhos não poderão existir e isto é inadmissível”.


Às 17h30, a publicitária Beia Carvalho, fundadora e presidente da Think Tank 5 Years From Now e Nélio Billat, presidente dos Conselhos de Administração da Mongeral Aegon Seguros e Previdência e do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, discutem sobre “Futuro, propósito e multigerações” com a mediação de Tassia Chiarelli.


Para encerrar o MaturiFest 2020, no dia 09/07, é o momento de pôr a mão na massa e ouvir sobre 

“Atitude empreendedora e o novo trabalho maduro”


No line-up, Ana Fontes, eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019 e fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora) e Marcelo Nakagawa, professor de Inovação e Empreendedorismo do Insper, FDC, FIA, coordenador da FAPESP nos programas de inovação conversam sobre os “Desafios e oportunidades para empreender agora”, a partir das 14h30.



Em seguida, às 16h, Sofia Esteves, presidente do Conselho do Grupo de Talentos, comentarista e colunista de carreira na Globonews discorre de “Como me preparar para o novo mundo do trabalho?”. O evento se encerra às 20h, com um happy hour online via zoom com muita música, diversão e trocas.

Como será a transmissão online do MaturiFest 2020


A terceira edição do festival será transmitida pela nova plataforma de conteúdo da Maturi, a MaturiAcademy que será lançada oficialmente em julho.


Hoje, já estão disponíveis conteúdos digitais como as lives e webinários realizados nos últimos dois meses. “Os maduros entraram de cabeça no mundo digital para realizar suas atividades sociais e profissionais online. Estão desmistificando um dos principais vieses que ouvimos diariamente quando conversamos com empresas sobre o “porquê” da não-inclusão do profissional maduro nos processos seletivos. Estão ávidos pelo letramento digital, muitos já possuem produtos digitais, alguns trabalham como influencers e outros estão cheios de ideias”, conta Mórris.


A inscrição para o MaturiFest 2020 pode ser feita por meio de cadastro e é totalmente gratuita. Para os participantes que quiserem contribuir, há opção do Ingresso Solidário onde parte uma parte do valor arrecadado irá ajudar três instituições de amparo a idosos e fomento de empreendedorismo e inclusão digital, a saber: Projeto Velho Amigo – Associação de Amparo ao Idoso, a campanha Todos com Máscaras!


Do Instituto Ecotece e Projeto Inclusão Digital 2020 da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade.

O valor de de R$40,00 dará acesso às palestras e debates ao vivo com participação via chat, as salas de networking e também, acesso às gravações das palestras e debates por dois meses, gratuitamente, dentro da plataforma de conteúdo MaturiAcademy.


Para quem puder pagar R$ 60,00, receberá os mesmo benefícios acima, só que o participante fica com a acesso gratuito por 6 meses. Para entrar nas doze reuniões exclusivas, será enviado um tutorial com passo a passo com todas as informações para usar a ferramenta Zoom.


O MaturiFest 2020 Festival de Empreendedorismo e Trabalho 50+ conta com o apoio da Unibes Cultural, ILC – Centro Internacional de Longevidade Brasil, TeleHelp, Be Talent, Imperativa, Kaleydos, Aposentadoria Plena e Instituto Jatobás.


Faça já sua inscrição. As vagas são limitadas. Acesse: www.maturifest.com

Confira aqui:


Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

11 de fevereiro de 2025
Há cinco anos, comecei a perceber um movimento crescente nas redes sociais: um número expressivo de influenciadores maduros estava se destacando, conquistando audiências engajadas e criando conteúdos autênticos. No entanto, o mercado publicitário ainda os ignorava, concentrando suas atenções quase exclusivamente nos perfis mais jovens. O reconhecimento desse potencial veio de forma natural, através de conversas com esses criadores. Muitos me procuravam dizendo: "Tenho um perfil no Facebook com 200.000 seguidores e quero me expandir nisso. O que devo fazer?" . Ficou evidente para mim que havia um enorme espaço para esses talentos, mas faltava suporte, visibilidade e oportunidades. Foi então que criei o Silver Makers , um hub de marketing de influência totalmente focado em perfis 50+. Nosso propósito sempre foi claro: dar protagonismo aos influenciadores maduros e mostrar ao mercado o imenso valor desse público. Nosso lema reflete essa missão: dar voz, vez e valor ao público sênior! De lá para cá, houve uma verdadeira revolução digital impulsionada por essa nova geração de influenciadores. Com autenticidade, experiência de vida e um olhar único sobre o mundo, eles estão conquistando espaço, quebrando estereótipos e provando que longevidade e tecnologia caminham juntas. A Força dos Influenciadores Maduros no Digital Muito além do entretenimento, as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para a longevidade ativa. Elas ajudam a combater a solidão, fortalecem a autoestima e possibilitam a construção de novos propósitos. Para muitos, ser influenciador não é apenas um hobby, mas uma profissão que permite compartilhar conhecimento, histórias inspiradoras e ainda gerar renda extra. Com o aumento da expectativa de vida e os desafios financeiros que acompanham a maturidade, a monetização digital se apresenta como uma alternativa viável e necessária. Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok permitem que influenciadores maduros criem comunidades engajadas e colaborem com marcas que reconhecem o valor de suas trajetórias. O Que Faz um Influenciador Maduro se Destacar? Os influenciadores 50+ trazem consigo algo inestimável: experiência de vida. Eles passaram por desafios pessoais e profissionais, acompanharam diversas transformações sociais e culturais e, por isso, têm muito a compartilhar. Esse repertório torna seus conteúdos autênticos e valiosos para diversas audiências, desde outros maduros em busca de representatividade até jovens que enxergam neles mentores naturais. Tendências de Conteúdos que Performam Bem Os influenciadores maduros estão se destacando em diversos segmentos, trazendo autenticidade, representatividade e quebrando estereótipos. Alguns formatos de conteúdo que têm grande engajamento incluem: ● Bem-estar e saúde: Rotinas saudáveis, alimentação equilibrada, exercícios físicos adaptados e cuidados com a mente. ● Finanças na maturidade: Estratégias para administrar recursos, organizar a aposentadoria e buscar novas fontes de renda. ● Empreendedorismo e reinvenção profissional: Histórias inspiradoras de quem mudou de carreira ou começou um novo projeto depois dos 50. ● Entretenimento e estilo de vida: Viagens, moda, comportamento e cotidiano, mostrando que a maturidade é uma fase vibrante e cheia de possibilidades. ● Tecnologia e inclusão digital: Criadores que desmistificam a tecnologia, ajudando a reduzir a exclusão digital e incentivando o aprendizado contínuo. ● Celebridades 50+ e o combate ao etarismo: Figuras públicas que usam suas redes sociais para desafiar estereótipos e mostrar uma longevidade ativa e atuante. ● Mulheres e os desafios da maturidade: Cada vez mais influenciadoras falam abertamente sobre temas como menopausa, ajudando sua audiência a lidar melhor com questões antes consideradas tabu. ● Gastronomia afetiva: Perfis de talentos culinários que ensinam receitas deliciosas e resgatam a memória afetiva por meio da comida. ● Conexão intergeracional: Netos que compartilham momentos divertidos com seus avós, valorizando a experiência e a sabedoria da longevidade. Independentemente do nicho, todos esses criadores têm algo em comum: valorizam a maturidade e combatem a visão ultrapassada de uma longevidade frágil e limitada. Eles mostram, na prática, que viver mais também significa viver melhor, com propósito e protagonismo. O Papel das Marcas na Valorização da Experiência As marcas que reconhecem o valor da experiência colhem os frutos de uma comunicação mais autêntica e conectada com um público que tem muito a dizer. O Banco Mercantil tem sido um dos protagonistas desse movimento, investindo no potencial dos influenciadores digitais 50+, apoiando criadores e descobrindo novos talentos. A presença do Banco nesse cenário reforça a relevância desse público e valoriza o protagonismo dos maduros no digital. Porque, assim como eles, o Banco acredita que a experiência inspira, transforma e gera impacto real. Gostou? Leia também: 4 projetos para o público 50+ apoiados pelo Banco Mercantil! ________________________________________ Clea Klouri Sócia do Hype 60+ e fundadora do Silver Makers
3 de dezembro de 2024
Quando começar a se planejar para aposentadoria? Quanto mais cedo você começar a planejar a sua aposentadoria, maiores serão as chances de alcançar seus objetivos financeiros. Mesmo para quem está próximo da aposentadoria, nunca é tarde para começar a planejar e tomar medidas para melhorar sua situação financeira futura. Qual sua aposentadoria ideal? O primeiro passo é visualizar como você gostaria que fosse sua aposentadoria. Pense em questões como: ● Onde você gostaria de morar? ● Que tipo de atividades gostaria de realizar? ● Quais são seus sonhos e aspirações para essa fase da vida? Essa reflexão ajudará a determinar o montante financeiro necessário para sustentar o estilo de vida desejado. E a partir dela, você conseguirá seguir os próximos passos! Calcule suas necessidades financeiras futuras Com base em sua visão de aposentadoria, é importante fazer uma estimativa realista de suas necessidades financeiras futuras. Considere fatores como: ● custos de moradia; ● alimentação; ● saúde; ● lazer; ● possíveis imprevistos. Lembre-se de levar em conta a inflação ao fazer esses cálculos. Estabeleça metas concretas e mensuráveis Por exemplo, em vez de simplesmente dizer "quero ter uma aposentadoria confortável", estabeleça uma meta como "preciso acumular R$ X até os 65 anos para ter uma renda mensal de R$ Y durante a aposentadoria". Metas específicas são mais fáceis de acompanhar e alcançar. Crie um cronograma realista Desenvolva um cronograma realista para atingir suas metas. Divida seus objetivos em etapas menores e estabeleça prazos para cada uma delas. Isso tornará o processo menos intimidante e permitirá que você acompanhe seu progresso de forma mais eficaz. Revise e ajuste suas metas periodicamente Lembre-se de que o planejamento financeiro para a aposentadoria é um processo dinâmico. À medida que sua vida muda, suas metas também podem precisar de ajustes. Faça revisões periódicas de seus objetivos e ajuste-os conforme necessário para garantir que permaneçam relevantes e alcançáveis. Melhores investimentos para a aposentadoria Existem diversas estratégias e opções de investimento disponíveis, e é importante escolher aquelas que melhor se adequam ao seu perfil e objetivos. Confira algumas dicas: Diversificação: a chave para reduzir riscos Uma das regras de ouro do investimento é a diversificação. Distribuir seus recursos em diferentes tipos de ativos ajuda a reduzir riscos e aumenta as chances de obter retornos consistentes ao longo do tempo. Investimentos de renda fixa Opções de renda fixa oferecem segurança e previsibilidade de retorno, como: ● Títulos do Tesouro Direto ; ● CDBs ; ● LCIs/LCAs. Esses investimentos são especialmente importantes para quem está próximo da aposentadoria ou tem baixa tolerância ao risco. Investimentos em renda variável Ações, fundos de investimento e ETFs têm potencial de retornos mais elevados, embora tenham maior volatilidade. Para quem está longe da aposentadoria, alocar uma parte do dinheiro em renda variável é uma estratégia para buscar crescimento de longo prazo. Previdência privada: PGBL e VGBL Os planos de previdência privada , como PGBL e VGBL, são opções para complementar a aposentadoria. Eles oferecem benefícios fiscais e podem ser uma forma disciplinada de poupar para o futuro. Investimentos imobiliários Investir em imóveis pode ser uma forma de gerar renda passiva para a aposentadoria. Isso pode incluir a compra de imóveis para aluguel ou investimentos em fundos imobiliários. No entanto, é importante considerar os custos e responsabilidades associados a esse tipo de investimento. Por que se preparar? Ao seu aposentar, é esperado que sua renda tenha alterações. Mesmo se aposentando com o teto máximo do INSS, existe a chance de seu benefício ser menor do que você ganhava na ativa. Lembre-se: com um bom planejamento financeiro, você estará preparado para aproveitar ao máximo essa etapa, livre de preocupações financeiras e pronto para realizar seus sonhos e aspirações. Gostou das dicas? Conheça o Blog do Mercantil e acompanhe mais conteúdos sobre finanças na aposentadoria!
Por Contato Maturi 4 de setembro de 2024
Banco Mercantil e MaturiFest 2024: confira como foi o evento!
Share by: