Chilli Beans abre vagas para 50+ apostando na diversidade etária
Projeto piloto da Chilli Beans que conta com apoio da Maturi quer ampliar o número de colaboradores e criar uma identificação com os clientes da economia prateada.
Maior rede de óculos escuros e acessórios da América Latina, a Chilli Beans abraçou a diversidade etária em uma de suas franquias localizada em São Paulo, que conta inclusive com óticas especializadas para atender o público maturi.
A abertura de oportunidades de trabalho para colaboradores 50+ não começou agora, mas ganha força com a busca de profissionais como Denílson Gonçalves Ventaja, de 55 anos. Sua presença tem sido um ponto alto nas lojas franqueadas dos shoppings Plaza Sul e Paulista, na capital paulistana.
Há 4 anos, ele atende, treina, monta a equipe, orienta os clientes nas escolhas dos modelos, troca experiência com os vendedores mais jovens e faz atendimento a domicílio. “Não consigo mais viver sem este trabalho. Faz muito bem para a minha cabeça, meu emocional”, comenta o técnico em ótica. “Sou muito respeitado pela equipe pela minha vivência e também, aprendo muito com eles”.
“Denílson é uma referência interna e também com os clientes, principalmente entre os 50 mais que se identificam e vão diretamente nele para o atendimento,” conta a franqueada Adriana Ungaretti de Godoy. “Por isso, quero ampliar a minha equipe abrindo oportunidades para profissionais desta faixa etária”.
Para a missão, conta com o apoio da Maturi que está fazendo o processo de seleção para 4 vagas sendo duas delas para vendas e as outras como auxiliar administrativo. “A Maturi tem apoiado cada vez mais empresas que desejam ter mais diversidade etária dentro de seu quadro de funcionários como também quem busca o famoso mercado prateado”, explica Andréa Tenuta, head comercial da Maturi. “Estamos iniciando um projeto lindo para atingir esses dois grandes objetivos e a aceitação está sen

A Chilli Beans
A marca tem mais de 800 pontos de vendas no mundo, e foi uma das vencedoras do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2020, estando entre as 82 redes que demonstraram excelência na gestão e atingiram a avaliação de cinco estrelas pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Sempre seguindo as tendências de mercado, a marca lança 10 modelos de óculos todas as semanas e sustenta a postura irreverente daqueles que ignoram padrões, provocando renovações de visual e comportamento. São dois tipos de lojas: a Chilli Beans e a Ótica Chilli Beans.
Esta segunda vem atender um mercado ainda muito promissor. De acordo com a Fundação Abióptica, 104 milhões de pessoas desenvolveram alguma síndrome ocular no Brasil, mas apenas 36 milhões usam óculos.
O uso de smartphone e computadores por mais de dez horas agrava ainda mais a saúde da visão. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a prevalência da miopia varia de 11% a 36% da população, da hipermetropia atinge cerca de 34% das pessoas e da presbiopia, aproximadamente 26% da sociedade.
“Poucas pessoas escapam de usar óculos depois dos 40 anos. Aquele que chamamos de descanso. Precisamos estar aptos para atender este público de maneira customizada”, reforça Adriana. “Esta parceria com a Maturi é muito importante, pois queremos dialogar de igual para igual com nosso cliente”.
Para isso, até uma influencer maturi com mais de 8 mil seguidores foi acionada. Rosangela Marcondes (@it_avo) testou um dos diferenciais da loja: o atendimento a domicílio.
Desde que foi implantado foram feitas mais de 350 vendas em casa, principalmente na época da pandemia, já que este grupo foi considerado de risco e uma das precauções adotadas foi o isolamento social.
Para se ter uma ideia, o último levantamento sobre saúde oftalmológica no Brasil, realizado em 2020 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), comprovou a queda no número de atendimentos desde o início da pandemia. Segundo a pesquisa, foram 2,5 milhões de consultas de janeiro a maio daquele ano contra 3,9 milhões em 2019, mostrando que é possível ampliar os cuidados com os olhos.
Atendimento em casa
O delivery foi também uma saída encontrada quando Adriana se deparou com o fechamento dos shoppings. “Sempre tivemos uma postura pró-ativa com relação ao cliente e fomos até a casa dele, afinal, muitos ficaram até impossibilitados de ler ou assistir uma TV sem ter bons óculos”.
Aliás, o presidente da Associação Brasileira de Franchising, André Friedheim, comentando a recuperação do setor no segundo trimestre, credita o faturamento de mais 41 bilhões, de um lado, pela abertura mais ampla do comércio, principalmente dos shoppings.
De outro, destaca as iniciativas de ajuste e digitalização tomadas pelas redes, principalmente para a aposta no atendimento domiciliar.
De acordo com a pesquisa da ABF, o total de empregados do setor de franquias ficou praticamente estável, totalizando 1.292.034 trabalhadores diretos nos meses de abril, maio e junho, contra 1.302.338 no primeiro trimestre.
A Chilli Beans Plaza Sul e Paulista quer aumentar este número de colaboradores e ainda combater o etarismo. Denílson está ansioso pela chegada dos novos colegas.
“Tenho certeza de que será ótimo tanto para a equipe, como para os nossos consumidores. E claro, para quem está chegando. Estamos de braços abertos para recebê-los”.
Vale lembrar que não é exigida nenhuma experiência anterior no ramo de óticas.
Inscreva-se em maturi.in/chillibeans
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