555-555-5555
meuemail@email.com.br
Quer queira quer não, ter presença nas redes sociais é fundamental para divulgar nosso trabalho e/ou produto. Para começar, o importante é uma escrita clara e com um conteúdo relevante.
Que os brasileiros são superativos nas redes sociais, ninguém mais dúvida. São mais de 140 milhões de usuários que ficam on-line 2 horas e 22 minutos por dia. Assunto também não falta: mais de 350 mil stories são postadas por minuto no Instagram e 150 mil mensagens são trocadas no Facebook. Se por um lado, esses números assustam e a gente se pergunta o que fazer para se destacar; por outro lado, tem aí um mar de oportunidades que não pode ser de jeito algum desprezado.
E como sempre, o segredo é começar pequeno, tendo um perfil nas redes que mais interessam seu público, atualizado com conteúdo relevante e em seguida, partir para o engajamento.
Se não está familiarizado com esse termo, o engajamento é a métrica utilizada para medir o quanto o conteúdo de uma marca está alcançando sua audiência, ou seja, se os usuários estão interagindo com a sua página.
E aqui vale tudo: as reações, os comentários, compartilhamentos, cliques, retuítes e menções. Para esta fase e também para o impulsionamento do conteúdo em forma de anúncio, talvez, é interessante avaliar a necessidade de se contratar profissionais especializados em marketing digital.
Enquanto isso não acontece, não dá para ficar de braços cruzados. Para ajudá-lo a pôr a mão na massa, listamos 12 dicas que pinçamos na internet para preparar um post que agrade seu público e quem sabe, entre na rota dos algoritmos para começar crescer organicamente.
Lembre-se apenas que não há uma fórmula mágica e que viralizar um post é uma mistura de ciência, sorte e investimento. Comparando, são milhares os jogadores de futebol, mas poucos são contratados pelos maiores times e se tornam um Neymar Jr. Para fazer um gol, comece a bater a bola dando passes certeiros:
Apesar dos maturis não serem nativos digitais, tem muita experiência e estória de vida para compartilhar e inspirar os outros. Busque as mais verdadeiras, emocionantes e claro, que se relacionam com seu público. Agora, atenção, não fale apenas de você.
Abra espaço para os usuários se manifestarem e estabelecer uma troca. Sendo uma confeiteira, por exemplo, conte como aprendeu a receita de bolo com sua avó, como aquele doce atraia os vizinhos para sua casa, recorde-se de um aniversário importante. Peça para quem está lendo também dividir uma lembrança boa.
Já que pediu, não pode deixá-los falando sozinho. Responda as mensagens nas redes sociais, agradeça o contato, peça feedback. Sempre com muito profissionalismo, clareza e respeito. Crie, primeiro, uma relação antes de sair oferecendo novos produtos e serviços.
Fique atento aos sinais. Se a maioria falou de brigadeiro e você não tem no seu cardápio, quem sabe não é hora de incluir um.
Cada pessoa entende e se identifica com um tipo de linguagem. Não adianta falar com os maturis por meio de emojis e nem com jovens com um texto rebuscado. É muito importante compreender a maneira que quem compra seu produto ou negócio se comunica para que a mensagem seja recebida da forma que você deseja.
Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:
Se quiser atrair a atenção, capriche nos títulos. Eles devem ser chamativos, atraentes e resumir o seu conteúdo. Apenas não exagera para evitar cair na apelação e virar fake news. Tente responder “O que, qual, quando e porquê” logo de cara para gerar curiosidade.
Existem 4 palavras que podem lhe guiar para escrever um bom post nas redes sociais e consequentemente, um título adequado. Vamos a elas:
1. Urgência – As pessoas devem sentir que irão perder informações valiosas caso desistam após lerem o título do seu artigo e podem ficar de fora de algum assunto que está na boca do povo.
2. Utilidade – “O que isso tem para mim?”. Essa é a pergunta que todos fazem antes de gastarem seu tempo em alguma atividade. Por isso, ser relevante é tudo.
3. Ultra-Especificidade – Você pode usar dados e estatísticas para comprovar a verdade, assim como demonstrar a sua autoridade. As pessoas “adoram” números.
4. Unicidade– Mostre a sua personalidade. Essa é a estratégia mais fácil para atrair atenção imediata dos seus leitores. Não tenha medo de expor seu lado engraçado; sua erudição e até suas manias. Seja autêntico.
Às vezes, a gente se empolga e sai aqueles textões. Não estamos mais na era das cartas de amor. Hoje em dia, o nível de atenção é baixíssimo, por isso, a dica são parágrafos curtos com duas a três frases e finalize com o que se chama de call action: um convite para o leitor, uma pergunta, um contato.
Sim, é uma mão na roda, mas pode lhe causar situações constrangedoras. Consulte um dicionário, a gramática, os sites e blogs sobre dicas de português antes de aceitar uma sugestão automaticamente. Se você não fugiu desta matéria, lá no colégio, deve lembrar do conselho da professora que a melhor maneira de escrever bem é lendo.
Isto também sua professora ensinou lá no século passado e virou uma praga nos anos 2000. Nada mais desagradável do que a linguagem utilizada no telemarketing, sempre com doses generosas de gerúndio. Vá direto ao ponto quando se dirigir ao seu usuário.
A linguagem direta, também conhecida como “voz ativa”, além de mais bonita e agradável de ler, passa maior confiança sobre seu discurso. Um bom teste é ler o conteúdo em voz alta. Essa técnica é o modo mais fácil de encontrar erros de digitação e trechos confusos no texto, que podem ser aprimorados para você ganhar mais seguidores.
E já que ler ajuda a melhorar seu português, vá atrás de perfis de empresas de sucesso aqui e no exterior – aproveita para treinar o inglês, também.
Você pode descobrir tendências e trazê-las em primeira mão. Mesmo que domine um tema muito bem, procure sempre referências. Elas serão úteis como benchmarking e inspiração.
E não se atenha apenas a sua área. Sabe aquele ditado que a grama do vizinho é sempre mais verdinha? Veja o que ele anda fazendo, mesmo que ele seja uma atleta e você uma cozinheira de mão cheia. Será que não dá para falar de pratos ideias para comer antes de uma atividade física
Além da escrita, explore formatos diferentes nas redes sociais e que seja de interesse de acordo com o público de cada plataforma. Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais vão se engajar.
O Twitter, por exemplo, valoriza muito os conteúdos imagéticos como memes. Já o Facebook tem dado ótimos resultados para conteúdo em vídeo. Voltando ao nosso exemplo do bolo, para o primeiro a foto de um bolo que não deu certo pode resultar em muitas visualizações mostrando que se aprende com o erro.
No Facebook, pode entrar o vídeo inteiro da preparação. Evite o copie e cole. Dá mais trabalho, mas mostra que você está atento para atender bem diferentes perfis.
Última dica e, talvez, a mais importante: se entrou em campo, não fuja do jogo. Não adianta nada criar os perfis nas mídias sociais se não tem interesse ou tempo de movimentá-los.
Isso vai requerer planejamento, tempo e até mesmo estudo. Uma presença forte nas redes só é atingida se trabalhar a sua comunicação periodicamente, buscando melhorar a cada dia.
Só assim, aquele post pode virar uma venda, uma oportunidade de negócio, uma parceria e quem sabe, até um convite de um investidor.
> Agora que você já está por dentro das melhores dicas para fazer sucesso com seus posts, aproveite e aprenda um pouco mais com quem é especialista na área. Edney Souza, o “Interney” é o convidado especial do MaturiDay Especial Redes Sociais, que a Maturi promove nessa quarta-feira (dia 25/11) à partir das 16h. Participe e Inscreva-se AQUI!
Se gostou desse artigo, clique AQUI ou na imagem abaixo para receber o eBook Dicas e Truques para Criação de Conteúdo no Instagram totalmente grátis!
Você também poderá gostar de ler: 10 dicas para perder o medo de produzir conteúdos nos Stories e Instagram