Web Summit 2021: o pós-pandemia começa em Lisboa

Silvia Triboni • 10 de novembro de 2021

“O pós-pandemia começa em Lisboa”. Com esta afirmação retumbante o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, encerrou a Web Summit 2021 no último dia 4 de novembro em Lisboa.


E essa ótima notícia eu pude constatar presencialmente durante os 4 dias do evento global onde as mentes mais brilhantes da tecnologia, empreendedorismo, mundo governamental, filantrópico e esportivo se reúnem para declarar, demonstrar, denunciar e, acima de tudo, inspirar pessoas de todas as idades a empreenderem pelo bem mundial. Em todos os sentidos!


Estímulos aos empreendedores 50+


Sim! O Web Summit é um grande estímulo aos maturis, para que possamos empreender no ramo da tecnologia, do desenvolvimento sustentável e em muito mais.


Além do mais, é nesta grande conferência que vemos oportunidades de internacionalização de negócios já existentes, uma vez que Portugal tem aberto as suas portas àquele que aqui queira instalar a sua startup, empresa, ou a sua morada.


Felizmente tenho sido testemunha destas marcantes experiências, tendo participado de 4 edições do Web Summit. Neste ano fui surpreendida por ter sido entrevistada para o Telejornal das 20h da RTP, onde me destacaram como uma participante habitual da Web Summit. Foi bem engraçado!

Como foi o Web Summit 2021 Presencial


Após ter sido totalmente abduzida pela alma da Web Summit, tenho tido a felicidade de fazer parte de seu corpo de repórteres desde 2018.


Notícias de interesse mundial, recentes lançamentos tecnológicos, as mais criativas e inovadoras startups de todo o mundo, denúncias contra ameaças aos usuários da tecnologia, e a presença de ativistas na defesa de direitos humanos fazem parte desta que é a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo da Europa.


De 1º a 4 de novembro de 2021, mais de 40 mil pessoas estiveram em Lisboa para o evento em plena pandemia. Munidas de máscara, testadas ou vacinadas, os visitantes circularam nos 4 pavilhões da Feira Internacional de Lisboa e no Altice Arena localizados no Parque das Nações, bairro da capital lusitana.


A comediante Amy Poehler, o ator Nikolaj Coster-Waldau (Game of Thrones), o presidente da Microsoft Brad Smith, e a comissária europeia Margrethe Vestager estiveram juntos aos mais de 1.000 oradores, 1.250 startups, 1.500 jornalistas e mais de 700 investidores, nesta conferência em que foram discutidos temas como tecnologia e sociedade, objetivos sustentáveis da ONU, denuncias, criptomoedas, entre outros.


O Web Summit é um festival tão gigantesco que é impossível assistir a tudo o que acontece simultaneamente.


Após a inscrição no evento, o “websummiter” recebe um código que permite o registro no aplicativo do evento, onde é possível ver toda a programação, fazer o seu próprio roteiro e ainda assistir outros painéis transmitidos pelo app.


Após a versão online ocorrida em 2020, neste ano a organização cuidou para que todas as regras de segurança fossem observadas na retomada no formato presencial. Diariamente éramos lembrados dessas regras por meio das mensagens recebidas no aplicativo do evento.


À entrada, todos apresentávamos o certificado de vacinação contra a covid-19, ou um teste negativo, sendo o uso da máscara condição obrigatória nos espaços interiores e exteriores entre os vários pavilhões.


Voltar a participar de um evento presencial foi animador. Uma alegria pairava no ar e era fácil perceber a alegria nos semblantes de todos os presentes. Confira os principais destaques:


Web Summit fica em Portugual até 2028


Na abertura, o co-fundador e CEO do Web Summit, Paddy Cosgrave, desmentiu os rumores de que a edição 2021 do evento seria a última em Portugal, adiantando que Lisboa continuará a ser a sua ‘casa’ (pelo menos) até 2028. O Prefeito de Lisboa e o Ministro da Economia anunciam prosperidade aos empreendedores e pessoas que decidam vir e viver em Portugal.


O novo prefeito de Lisboa foi o primeiro a palestrar na grande conferência. Carlos Moedas prometeu fundar a Fábrica de Unicórnios de Lisboa no próximo ano e apelou às tecnológicas presentes na Web Summit que “venham e fiquem” na capital portuguesa. O novo Presidente da Câmara de Lisboa (prefeito) almeja ver a capital portuguesa como “a capital mundial da inovação”.


“A mensagem que tenho hoje é muito simples. O que quer que façam da vida, o que quer que seja o vosso projeto, sonhem em grande e mergulhem nos detalhes. Mergulhem nos detalhes, meus amigos”.


Por sua vez, Pedro Siza Vieira, ministro da Economia e da Transição Digital afirmou em alto e bom tom que Portugal “é o lugar para viver e investir” e fazer negócio, num discurso em que destacou o país em suas condições de moradia e empreendedorismo, não somente nas questões da transição climática e digital.


Enfatizou ser Portugal um dos países mais seguros do mundo, não só apenas em termos de segurança, mas também de saúde, por ter a maior percentagem de população com vacinação completa contra a covid-19.


“Espero que gostem da Web Summit, espero que gostem destes dias preciosos em Lisboa, Mas, espero que voltem, que falem com os vossos amigos e parceiros e lhes digam que Lisboa e Portugal é o lugar para viver e investir, para fazer negócio” uma vez que é “aberta, tolerante e multicultural”.


Os perigos da Rede


“Dezenas de milhões de pessoas correm perigo nos próximos 20 anos (por causa da conduta da rede)” diz denunciante do Facebook.


Em uma das aparições mais aguardadas, Frances Haugen, a mais recente denunciante do Facebook, esteve na feira de tecnologia onde voltou a afirmar haver pouco interesse por parte da empresa de Mark Zuckerberg em pôr fim ao discurso de ódio e propagação de informações falsas.


De acordo com a engenheira de dados, a Facebook, recentemente renomeada Meta, “Dezenas de milhões de pessoas correm perigo nos próximos 20 anos (por causa da conduta da rede)”.


“No feed de publicações, o Facebook prioriza notícias extremas e polarizadoras, com temas como genocídio e tráfico humano, que geram conflitos sociais e desinformação.” Haugen
Haugen revelou ainda que a gigante tecnológica tem conhecimento dos efeitos nocivos dos próprios serviços sobre os utilizadores e que “tem existido um padrão de comportamento” na empresa “em que têm consistentemente dado prioridade aos seus próprios lucros em detrimento da segurança geral”.


Nick Clegg, o vice-presidente do Facebook ia falar no mesmo palco em que esteve a denunciante Frances Haugen. Contudo, compareceu remotamente, sem aviso prévio aos organizadores.


Nick Clegg, que é um dos braços direitos de Mark Zuckerberg, falou dos principais problemas que a rede social está a enfrentar, sem mencionar Haugen.


“Fizemos um progresso significativo”, afirmou voltando a negar as alegações feitas pela denunciante. Disse que a empresa tem trabalhado para corrigir problemas sem deixar de ser sustentável. “Nos últimos anos alocamos grandes recursos para mudar drasticamente e reduzir a distribuição de informação que circula em situações de emergência”, exemplificou Clegg.

O criador da Web pede desculpa por falha na sua invenção


Sir Tim Berners-Lee, conhecido como o inventor da Web, subiu novamente ao palco da Web Summit para defender que a sua invenção podia ser melhor.


Desde que inventou a World Wide Web, em 1989, Sir Tim Berners-Lee viu o seu projeto crescer e tornar-se em uma dos grandes instrumentos para o progresso social e econômico da História. Entretanto, uma parte crucial da Web não correu como planejou: o uso dos dados.


Como é que chegamos aqui? Durante muito tempo correu bem” Sir Tim Berns-Lee
Admitiu que, se pudesse voltar atrás, aproveitaria para corrigir alguns problemas em que não pensou na época.


Criativo e empreendedor como sempre, Sir Tim Berners-Lee acredita que o problema dos dados tem solução: o Solid, um projeto de descentralização da web que reconfigura a forma como os dados são partilhados. “O projeto visa mudar radicalmente a maneira como os aplicativos da Web funcionam hoje, resultando na verdadeira propriedade dos dados, bem como na melhoria da privacidade.”


Black Lives Matter


A ativista Ayo Tometi, co-fundadora do movimento global Black Lives Matter, realçou na Web Summit, que combater o racismo exige mais do que palavras.


De todas as vezes, Ayo Tometi insistiu na necessidade de “responsabilizar” os diversos agentes sociais, para que estejam “do lado certo da justiça”.


Até porque, na arena pública de hoje, “é fácil falar” e disseminar mensagens simbólicas e chavões nas redes sociais. Mas, e depois? “Não basta falar, é preciso agir”, frisou afirmando que deve haver uma “ação concreta que acompanhe os gestos simbólicos”.


“Ser antirracista não é só dizer ‘não sou racista’ ou ‘eu até tenho amigos negros’, há que agir ativamente”. De qualquer forma, a tecnologia não é suficiente para revolucionar o mundo.


São pessoas verdadeiras e comprometidas que produzem a mudança. As ferramentas são importantes, mas não são tudo”.


Nikolaj Coster-Waldau


“Não escolham a extinção”. O vídeo feito pelas Nações Unidas em que um dinossauro deixa a seguinte mensagem “Não escolham a extinção” calou a plateia da Web Summit. Ele introduziu a chegada do ator voz do dinossauro, Nikolaj Coster Waldau, ator da série Game of Thrones e embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.


Nikolaj explicou que a ideia do filme era fazer algo que alcançasse um grande número de pessoas, que as fizesse rir, mas que também transmitisse a mensagem de urgência do combate às alterações climáticas.
“Cada cenário mais pessimista é pior do que o último cenário mais pessimista. Isto está a acelerar”, disse Nikolaj.


O ator apelou ainda a que todos se juntem nesta luta. “Cada um de nós é esperto. Todos juntos somos ainda mais espertos”, disse.

Siyabulela Mandela


“As pessoas precisam ir às ruas para que a mudança aconteça”. Siyabulela Mandela, ativista e diretor da Journalists for Human Rights, o bisneto de Nelson Mandela falou de ativismo e lembrou as violações dos direitos humanos na Palestina.


Em sua palestra ele observou que o ativismo não é suficiente para definir até onde as pessoas podem ir para se levantarem pelos povos e pelas causas oprimidas. Ele também disse que campanhas de mídia social não são a mesma coisa que as ações reais:


“Podemos usar a mídia social para mobilizar uns aos outros, mas as pessoas precisam ir às ruas para que a mudança aconteça ”. Ela disse ainda palavras de esperança para a plateia e apontou o conhecimento como uma fonte poderosa de inspiração para a mudança. “A única maneira de elevar as pessoas é por meio da educação.”


Presidente de Portugal

“O pós-pandemia começa em Lisboa e pode espalhar-se pelo mundo”. O Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, ao encerrar a Web Summit 2021 considerou que o mundo está a “começar um novo ciclo” e que recairá sobre os jovens a luta por um futuro melhor em que a “ação climática” é a prioridade.


“Temos de lutar por essa esperança. Temos de lutar por algo que é vital, para superar a pandemia, esta exaustiva pandemia. Lutar pela vida, lutar pelos cuidados de saúde, mas lutar também pela recuperação económica e inclusão social. Esta mudança é aquilo a que poderemos chamar o pós-pandemia, e que começa aqui em Lisboa e pode espalhar-se pelo mundo”, destacou o presidente.

Compartilhe esse conteúdo

Artigos recentes

11 de fevereiro de 2025
Há cinco anos, comecei a perceber um movimento crescente nas redes sociais: um número expressivo de influenciadores maduros estava se destacando, conquistando audiências engajadas e criando conteúdos autênticos. No entanto, o mercado publicitário ainda os ignorava, concentrando suas atenções quase exclusivamente nos perfis mais jovens. O reconhecimento desse potencial veio de forma natural, através de conversas com esses criadores. Muitos me procuravam dizendo: "Tenho um perfil no Facebook com 200.000 seguidores e quero me expandir nisso. O que devo fazer?" . Ficou evidente para mim que havia um enorme espaço para esses talentos, mas faltava suporte, visibilidade e oportunidades. Foi então que criei o Silver Makers , um hub de marketing de influência totalmente focado em perfis 50+. Nosso propósito sempre foi claro: dar protagonismo aos influenciadores maduros e mostrar ao mercado o imenso valor desse público. Nosso lema reflete essa missão: dar voz, vez e valor ao público sênior! De lá para cá, houve uma verdadeira revolução digital impulsionada por essa nova geração de influenciadores. Com autenticidade, experiência de vida e um olhar único sobre o mundo, eles estão conquistando espaço, quebrando estereótipos e provando que longevidade e tecnologia caminham juntas. A Força dos Influenciadores Maduros no Digital Muito além do entretenimento, as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial para a longevidade ativa. Elas ajudam a combater a solidão, fortalecem a autoestima e possibilitam a construção de novos propósitos. Para muitos, ser influenciador não é apenas um hobby, mas uma profissão que permite compartilhar conhecimento, histórias inspiradoras e ainda gerar renda extra. Com o aumento da expectativa de vida e os desafios financeiros que acompanham a maturidade, a monetização digital se apresenta como uma alternativa viável e necessária. Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok permitem que influenciadores maduros criem comunidades engajadas e colaborem com marcas que reconhecem o valor de suas trajetórias. O Que Faz um Influenciador Maduro se Destacar? Os influenciadores 50+ trazem consigo algo inestimável: experiência de vida. Eles passaram por desafios pessoais e profissionais, acompanharam diversas transformações sociais e culturais e, por isso, têm muito a compartilhar. Esse repertório torna seus conteúdos autênticos e valiosos para diversas audiências, desde outros maduros em busca de representatividade até jovens que enxergam neles mentores naturais. Tendências de Conteúdos que Performam Bem Os influenciadores maduros estão se destacando em diversos segmentos, trazendo autenticidade, representatividade e quebrando estereótipos. Alguns formatos de conteúdo que têm grande engajamento incluem: ● Bem-estar e saúde: Rotinas saudáveis, alimentação equilibrada, exercícios físicos adaptados e cuidados com a mente. ● Finanças na maturidade: Estratégias para administrar recursos, organizar a aposentadoria e buscar novas fontes de renda. ● Empreendedorismo e reinvenção profissional: Histórias inspiradoras de quem mudou de carreira ou começou um novo projeto depois dos 50. ● Entretenimento e estilo de vida: Viagens, moda, comportamento e cotidiano, mostrando que a maturidade é uma fase vibrante e cheia de possibilidades. ● Tecnologia e inclusão digital: Criadores que desmistificam a tecnologia, ajudando a reduzir a exclusão digital e incentivando o aprendizado contínuo. ● Celebridades 50+ e o combate ao etarismo: Figuras públicas que usam suas redes sociais para desafiar estereótipos e mostrar uma longevidade ativa e atuante. ● Mulheres e os desafios da maturidade: Cada vez mais influenciadoras falam abertamente sobre temas como menopausa, ajudando sua audiência a lidar melhor com questões antes consideradas tabu. ● Gastronomia afetiva: Perfis de talentos culinários que ensinam receitas deliciosas e resgatam a memória afetiva por meio da comida. ● Conexão intergeracional: Netos que compartilham momentos divertidos com seus avós, valorizando a experiência e a sabedoria da longevidade. Independentemente do nicho, todos esses criadores têm algo em comum: valorizam a maturidade e combatem a visão ultrapassada de uma longevidade frágil e limitada. Eles mostram, na prática, que viver mais também significa viver melhor, com propósito e protagonismo. O Papel das Marcas na Valorização da Experiência As marcas que reconhecem o valor da experiência colhem os frutos de uma comunicação mais autêntica e conectada com um público que tem muito a dizer. O Banco Mercantil tem sido um dos protagonistas desse movimento, investindo no potencial dos influenciadores digitais 50+, apoiando criadores e descobrindo novos talentos. A presença do Banco nesse cenário reforça a relevância desse público e valoriza o protagonismo dos maduros no digital. Porque, assim como eles, o Banco acredita que a experiência inspira, transforma e gera impacto real. Gostou? Leia também: 4 projetos para o público 50+ apoiados pelo Banco Mercantil! ________________________________________ Clea Klouri Sócia do Hype 60+ e fundadora do Silver Makers
3 de dezembro de 2024
Quando começar a se planejar para aposentadoria? Quanto mais cedo você começar a planejar a sua aposentadoria, maiores serão as chances de alcançar seus objetivos financeiros. Mesmo para quem está próximo da aposentadoria, nunca é tarde para começar a planejar e tomar medidas para melhorar sua situação financeira futura. Qual sua aposentadoria ideal? O primeiro passo é visualizar como você gostaria que fosse sua aposentadoria. Pense em questões como: ● Onde você gostaria de morar? ● Que tipo de atividades gostaria de realizar? ● Quais são seus sonhos e aspirações para essa fase da vida? Essa reflexão ajudará a determinar o montante financeiro necessário para sustentar o estilo de vida desejado. E a partir dela, você conseguirá seguir os próximos passos! Calcule suas necessidades financeiras futuras Com base em sua visão de aposentadoria, é importante fazer uma estimativa realista de suas necessidades financeiras futuras. Considere fatores como: ● custos de moradia; ● alimentação; ● saúde; ● lazer; ● possíveis imprevistos. Lembre-se de levar em conta a inflação ao fazer esses cálculos. Estabeleça metas concretas e mensuráveis Por exemplo, em vez de simplesmente dizer "quero ter uma aposentadoria confortável", estabeleça uma meta como "preciso acumular R$ X até os 65 anos para ter uma renda mensal de R$ Y durante a aposentadoria". Metas específicas são mais fáceis de acompanhar e alcançar. Crie um cronograma realista Desenvolva um cronograma realista para atingir suas metas. Divida seus objetivos em etapas menores e estabeleça prazos para cada uma delas. Isso tornará o processo menos intimidante e permitirá que você acompanhe seu progresso de forma mais eficaz. Revise e ajuste suas metas periodicamente Lembre-se de que o planejamento financeiro para a aposentadoria é um processo dinâmico. À medida que sua vida muda, suas metas também podem precisar de ajustes. Faça revisões periódicas de seus objetivos e ajuste-os conforme necessário para garantir que permaneçam relevantes e alcançáveis. Melhores investimentos para a aposentadoria Existem diversas estratégias e opções de investimento disponíveis, e é importante escolher aquelas que melhor se adequam ao seu perfil e objetivos. Confira algumas dicas: Diversificação: a chave para reduzir riscos Uma das regras de ouro do investimento é a diversificação. Distribuir seus recursos em diferentes tipos de ativos ajuda a reduzir riscos e aumenta as chances de obter retornos consistentes ao longo do tempo. Investimentos de renda fixa Opções de renda fixa oferecem segurança e previsibilidade de retorno, como: ● Títulos do Tesouro Direto ; ● CDBs ; ● LCIs/LCAs. Esses investimentos são especialmente importantes para quem está próximo da aposentadoria ou tem baixa tolerância ao risco. Investimentos em renda variável Ações, fundos de investimento e ETFs têm potencial de retornos mais elevados, embora tenham maior volatilidade. Para quem está longe da aposentadoria, alocar uma parte do dinheiro em renda variável é uma estratégia para buscar crescimento de longo prazo. Previdência privada: PGBL e VGBL Os planos de previdência privada , como PGBL e VGBL, são opções para complementar a aposentadoria. Eles oferecem benefícios fiscais e podem ser uma forma disciplinada de poupar para o futuro. Investimentos imobiliários Investir em imóveis pode ser uma forma de gerar renda passiva para a aposentadoria. Isso pode incluir a compra de imóveis para aluguel ou investimentos em fundos imobiliários. No entanto, é importante considerar os custos e responsabilidades associados a esse tipo de investimento. Por que se preparar? Ao seu aposentar, é esperado que sua renda tenha alterações. Mesmo se aposentando com o teto máximo do INSS, existe a chance de seu benefício ser menor do que você ganhava na ativa. Lembre-se: com um bom planejamento financeiro, você estará preparado para aproveitar ao máximo essa etapa, livre de preocupações financeiras e pronto para realizar seus sonhos e aspirações. Gostou das dicas? Conheça o Blog do Mercantil e acompanhe mais conteúdos sobre finanças na aposentadoria!
Por Contato Maturi 4 de setembro de 2024
Banco Mercantil e MaturiFest 2024: confira como foi o evento!
Share by: