555-555-5555
meuemail@email.com.br
Felizmente o ESG (sigla para Environment, Social and Governance) entrou de vez na agenda das grandes corporações, trazendo maior possibilidade para o avançar nos temas de diversidade e inclusão. Mesmo assim, o envelhecimento populacional e da força de trabalho ainda é erroneamente entendido como algo a ser olhado nos próximos anos. “Não é para agora” foi a constatação da importante – e pioneira – pesquisa realizada pela Maturi neste ano em parceria com a EY, lançada no MaturiFest 2022, em agosto.
Entre vários outros insights que a pesquisa trouxe, conseguimos alertar os profissionais de RH, Diversidade, Equidade & Inclusão e, principalmente, os líderes, da importância do tema, e mostrar à mídia e à população o quanto ainda estamos atrasados na inclusão dos 50+ no mercado de trabalho.
Por outro lado, se o tema ainda não é prioridade, ele já é visto como importante e necessário pela grande maioria das empresas e prova disso é a grande quantidade de projetos realizados pela Maturi em 2022, com cerca de 50 empresas avançando no tema, aprendendo, debatendo a diversidade etária e, ainda que pequeno, um número crescente de organizações já contratando e capacitando profissionais 50+.
Se, há 7 anos, no início da Maturi, as empresas não se interessavam ou nem mesmo entendiam o que falávamos, hoje a história é bem diferente e mostra uma animadora tendência de crescimento no tema de Diversidade Etária no mudo corporativo para os próximos anos.
Ainda que incipiente, é nítido o interesse e preocupação com a mudança demográfica e os impactos na força de trabalho. Bem diferente dos primeiros anos de Maturi, hoje somos procurados por grandes corporações que buscam entender melhor como isso irá afetar seus negócios no futuro, mostrando uma visão estratégica para o assunto.
Prova disso são alguns dos projetos realizados este ano com grande sucesso por diversas empresas em parceria com a Maturi, como: Suzano, Tokio Marine, Takeda, Nestlé, Itaú, Bank of America, Mondelez, Grupo Pão de Açúcar, MRV, Comgás, Boticário, Johnson & Johnson, Engie, RD, Grupo Carrefour, Dow e Livelo.
São nomes de peso de diversos segmentos, que nos enchem de orgulho pelos resultados já alcançados e, principalmente, pela mudança de cultura e impacto positivo sendo gerados no mercado de trabalho.
Alguns destes programas foram lançados no MaturiFest, que foi um grande marco da Maturi neste ano pela sua primeira edição híbrida. O evento de 4 dias foi uma aposta que se mostrou assertiva ao analisarmos os resultados e tamanho do alcance do festival, com mais de 20 mil pessoas em todo o Brasil e em vários outros países acompanhando online, e mais de 600 pessoas participando presencialmente das mais de 50 horas de conteúdo entre palestras, painéis e oficinas com grandes nomes de especialistas, influenciadores e pessoas famosas e anônimas, muito inspiradoras. Um evento realmente inesquecível que vale a pena rever e se preparar para não perder o próximo!
Com uma equipe altamente profissional e super engajada que continua crescendo, a Maturi participou de mais de 20 eventos e 50 reportagens em 2022 e também contou com parcerias importantes ao longo deste ano, como a EY, ABRH-SP, GPTW, Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, Data8, Social Good Brasil, Sebrae, ILC-Brazil, Mais Vívida, Rede Longevidade, Meta, Longevidade Expo+Fórum e LinkedIn, para citar alguns.
Outra parceria muito importante foi com o Age-Friendly Institute, sediado em Boston, nos Estados Unidos, onde nos tornamos a primeira representante oficial do selo CAFE, trazendo ao Brasil a inédita certificação Age Friendly Employer com exclusividade ao Brasil, depois de 15 anos de consolidação e reconhecimento nos EUA.
Essa é uma iniciativa que promete mexer com o mercado em 2023, basta ver o grande interesse já demonstrado logo no lançamento da certificação no Brasil, em novembro.
Desde 2021 a Maturi vem investindo também em sua governança, estrutura interna de organização, otimização e automatização de processos, mensuração de resultados e impacto e fortalecimento de sua cultura interna, além da criação de um Conselho Consultivo.
Também crescemos em número de membros na nossa comunidade e base de talentos cadastrados, mantendo o alto engajamento a partir de um grande esforço feito pelo nosso time para levar conteúdo relevante, atual e de qualidade sobre empregabilidade e empreendedorismo para os 50+ de todo o Brasil. E agradecemos muito à nossa comunidade e time de embaixadores pela grande participação em todas as iniciativas realizadas ao longo do ano.
Por fim, fechamos o ano celebrando algumas conquistas que nos enchem de orgulho, como o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade de São Paulo (pelo 5º ano consecutivo), receber a certificação GPTW como um ótimo lugar para se trabalhar, figurar pela 1ª vez no Ranking 100 Open Startups 2022, sendo Top 10 na categoria HR Techs, o Prêmio Profissional Mérito ANEFAC 2022 na categoria Capital Humano e sermos Top 10 na categoria Impacto Social do Startup Awards 2022.
Já estamos nos preparando para que 2023 seja um ano de ainda mais realizações e impactos, com grandes novidades, muito trabalho e paixão pela nossa causa, que cada vez mais passa a ser um grande movimento de todos nós!
Nosso muito obrigado aos clientes, parceiros, time Maturi, investidores, voluntários, amigos, mentores e aos mais de 200 mil maturis que nos seguem e estão conosco em todo o Brasil. Juntos vamos mais longe!
Um Feliz Natal e um grande 2023 para todos nós!