Neon diminui desigualdades e investe na diversidade etária em parceria com a Maturi

Jurandir Siqueira • 27 de outubro de 2022

A Neon tem como propósito diminuir desigualdades e acredita que produtos incríveis são construídos com times diversos e representativos. O TeamX (nome do setor de RH na empresa) tem investido bastante em portas de entrada, trilhas de formação e encarreiramento para públicos ainda minorizados em empresas de tecnologia.


O processo seletivo realizado em julho deste ano em parceria com a Maturi, ofereceu 20 vagas para pessoas 50+ na área de experiência do cliente. Durante a seleção (foram quase 900 inscritos) os recrutadores puderam se inspirar com as competências comportamentais de um grupo que chega aportando valor duplamente: tanto na interação com jovens em início de carreira nas equipes, como no contato com os clientes dando um show de maturidade. 


Com o time de maturis formado, a Neon saiu energizada com esse reforço!



Durante um mês, os aprovados participaram de uma integração para conhecer as áreas da Neon e foram treinados na função. Essa iniciativa é conectada com outros programas como o Decola, que impulsiona as movimentações internas entre áreas ou o Acelera para formar talentos em tecnologia. 

foto da sede do banco neon. mostra uma janela com um letreiro em neon azul com o nome do banco escrito

A parceria com a Maturi


A Neon é uma empresa diversa, inclusiva e na busca da representatividade de todos os públicos, encontrou na experiência da Maturi a parceira para atração e seleção dos 50+.


O processo seletivo foi preparado e executado com muito carinho e profissionalismo para receber os maturis em um ambiente aberto às ideias, às novas possibilidades e a diversidade acima de tudo.


A Neon chegou até a Maturi atraída pelos conteúdos oferecidos ao mercado, Meetups, e encontros especializados para essa frente de diversidade etária. Outro item levado em consideração pela empresa foram indicadores mostrando que os profissionais maduros trazem competências incríveis para setores de atendimento.


O processo foi alinhado rapidamente, já que a Neon precisou de pouco trabalho interno no recrutamento e seleção e a Maturi foi quem conduziu todo o fluxo fim a fim, além de ter colaborado com as dinâmicas.


A primeira diferença na dinâmica observada pela fintech, foi a qualidade dos candidatos selecionados com dinâmicas de líderes, todos super qualificados e engajados no processo. Em algumas dinâmicas a empresa aprovou 100% dos participantes e acabou contratando um número maior de colaboradores do que havia sido previsto inicialmente.


Paulo, um dos 50+ contratados pela Neon

Paulo Ferrari, um dos maturis contratados pelo banco Neon. Ele posa de camiseta preta e mãos dadas, aparenta contentamento

*Paulo Rogerio Ferrari, que trabalhou por mais de 40 anos como diretor de arte foi um dos 25 escolhidos pela empresa e está tendo sua primeira experiência em uma fintech atuando na área de atendimento.


 “Estou superfeliz em começar da base. Nós do atendimento estamos no front, pegamos no corpo a corpo a dor do cliente. E o cliente não é só o jovem, ele também tem a minha idade ou ainda mais”, conta.


Como um dos maiores benefícios, o agora colaborador da Neon cita a troca entre jovens e pessoas da sua faixa etária, iniciativa que mostra uma perspectiva de que as relações intergeracionais podem coexistir.


“Com a nossa experiência, trazemos elementos de mais pé no chão e ponderação.  E os jovens são muito antenados e conectados. Os mundos se interligam, não existe uma crise geracional, todo mundo tem que participar disso. É como o jogador de futebol. Ele joga e corre quando é jovem, quando é mais de idade não vai correr tanto, mas ele sabe os atalhos do campo”, afirma Paulo.


*Com informações do site Mundo RH


Envolvimento do TeamX foi decisivo para sucesso do programa


Para Fabiana Granzotti, Gerente de Projetos da Maturi, “um ponto importantíssimo a se destacar, é a colaboração contínua entre time Neon e Maturi durante o processo seletivo, que foi fundamental para que atraíssem os candidatos engajados em novos desafios, desde a divulgação das vagas, o recrutamento e a realização das dinâmicas de grupo, até o processo final de contratação.


Por isso é muito importante os líderes e os times de Talent e D&I estarem preparados para a inclusão da diversidade em especial a etária, ganhando mais força na condução dos negócios pós contratação. Sem preparação, é como ter um foguete nas mãos e não saber como pilotá-lo”, destacou. 


Todo o processo seletivo foi 100% online, outro ponto para as empresas prestarem atenção é que esse formato veio para ficar, sendo mais produtivo e muito eficaz, inclusive com o público maduro. Um dos estereótipos no preconceito etário é achar que pessoas maduras não se dão bem com a tecnologia. 


A Maturi está provando ao mercado, em cada processo seletivo realizado de qualquer tamanho, que adaptação é algo inerente do ser humano, não tem nada a ver com idade.


O exemplo da Neon para o mercado


Mórris Litvak, CEO e Fundador da Maturi, destaca mais uma parceria de sucesso: “Iniciativas como essa da Neon auxiliam o mercado de trabalho a se tornar mais diverso, porque, quando falamos de diversidade etária, muitas empresas e executivos ainda têm muita dificuldade de entender a importância e urgência do tema”. 


“Desta forma, com cases e ótimos exemplos como este, provocamos e inspiramos outras empresas a fazerem o mesmo vendo que na prática já há organizações tirando proveito do mix geracional, trazendo a calma, a experiência e o comprometimento dos maduros à pegada tecnológica e pressa dos mais jovens”.


Sobre a Neon


A Neon é uma fintech brasileira especializada em abertura e movimentação de contas-correntes digitais por aplicativo com 12 milhões de clientes atualmente. 


Pioneira em inovações tecnológicas bancárias, a Neon foi a primeira empresa de serviços financeiros da América Latina a oferecer transferências bancárias via Siri, a primeira a lançar um serviço de identificação via selfie para autenticação de compras na internet, como segunda verificação de segurança. e é por isso que é considerada a primeira conta 100% digital do Brasil. 


E, para garantir que o time continue no caminho certo, o TeamX segue intensivamente acompanhando os principais indicadores de diversidade, desde portas de entrada até liderança sênior – hoje contando com 50% de mulheres na vice-presidência.


Você também poderá gostar de ler aqui no Blog: As top 10 empresas 50+ do GPTW 2021

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